17 dezembro 2015

A necessidade de um salvador, a começar pela família de Jesus.


A genealogia de Jesus inclui coisas escandalosas como adultério, homicídio, incesto e prostituição.

Começando, por exemplo, por Tamar, a rapariga que dormiu com o sogro. Com ela vemos que até as melhores famílias são, ainda assim, famílias pecadoras que necessitam de um Salvador.

Também inclui Rute - filha de um incesto - provando que nunca é tarde demais: podemos ter um novo começo e uma nova família, com Jesus.

Também inclui Raabe, uma prostituta também conhecida por ser uma boa mentirosa. Uma mulher que confiou, teve fé e foi transformada.

E David, o famoso rei e compositor David! Cometeu adultério e ainda mandou matar o marido da amante. Com David vemos que um coração cheio de amor não é sinónimo de não cometer grandes erros.

Terminando em Maria, a jovem grávida sem marido. Maria demonstra-nos que a obediência a Deus é mais importante que a aceitação social.

Estudando a genealogia de Jesus, comprovamos  que todos, mas todos precisamos de um salvador e que não há pecado que Deus não possa perdoar. Com o arrependimento, qualquer um é bem-vindo na família de Deus.

[ E isto faz-me lembrar de como a adopção é - ou deve ser - algo muito caro na vida de um cristão. Mas isso fica para outra altura. ]