01 dezembro 2017

Advento, dia 1.

Deus escreveu: "Amo-te" - escreveu isto no céu, na terra e até debaixo do mar. Escreveu esta mensagem em todo o lado! Porque Deus criou tudo neste mundo, de forma a que o reflectisse como num espelho - para nos mostrar como Ele é, para nos ajudar a conhecê-lo, para fazer com que os nossos corações o louvem.

Ele mostra este amor através da forma como um gato se aninha, de como as papoilas crescem no campo. Ou através da maneira como um golfinho nada. Deus colocou estas coisas em palavras, num livro chamado Bíblia.

Algumas pessoas pensam que a Bíblia é um livro de regras, que nos dizem o que devemos fazer e o que não devemos fazer. Certamente que a Bíblia tem regras, que nos mostram qual a melhor forma de viver. Mas a Bíblia não é acerca de ti e do que deverias estar a fazer. A Bíblia é acerca de Deus e do que Ele fez. Algumas pessoas pensam também que a Bíblia é um livro de heróis, dando exemplos de pessoas que devemos imitar. A Bíblia tem, de facto, alguns heróis; mas como em breve irás descobrir, a maior parte das pessoas que aparecem na Bíblia não são heróis de todo. Algumas cometeram grandes erros (e muitos deles, de propósito). Muitas delas tiveram medo e fugiram. E algumas eram mesmo más.

Não, a Bíblia não é um livro de regras, nem um livro de heróis. A Bíblia é, acima de tudo, uma história. É uma história de aventura acerca de um herói pequenino que vem de um país distante, a fim de recuperar o seu tesouro perdido. É uma história de amor acerca de um príncipe corajoso que deixa o seu palácio, o seu trono - tudo o que tem - para salvar a pessoa que ama. É como se se tratasse de
um conto de fadas maravilhoso, mas este torna-se mesmo real!

Sabes, o melhor acerca desta história é que ela é verdadeira. Há muitas histórias na Bíblia, mas todas essas histórias juntas contam-nos uma grande história: a história de como Deus ama os seus filhos e vem para os resgatar.

É preciso ler a Bíblia completa para contar esta história. E mesmo no centro desta história, temos um bebé. Todas as histórias da Bíblia sussurram o nome deste bebé. Ele é como que a peça que falta num enorme puzzle. É a peça que faz com que todas as outras peças se encaixem e de repente nos fazem ver uma imagem muito bonita.
Este bebé não é um bebé qualquer. Tudo o que vem a acontecer depende desta criança. Esta é a criança que um dia... mas espera! A nossa história começa onde todas as boas histórias começam: no início...



Traduzido de "The Jesus Storybook Bible" - Sally Lloyd-Jones